Com a popularização dos smartphones, os aplicativos voltados para a área de assistência à saúde têm se multiplicado. Há uma infinidade deles à disposição para donwload para as mais diversas funções e serviços, que auxiliam tanto os profissionais da farmácia como também o paciente na continuidade do tratamento.
Pesquisas da Top Health Industry Issues, de 2016 e de 2017, realizadas pela PwC, mostram que o número de pacientes que fazem uso de aplicativos relacionados à saúde em seus smartphones dobrou em 2015 em relação a 2013, passando de 16% para 32%. As empresas também estão desenvolvendo formas de envolver os usuários criando aplicativos cada vez mais personalizados, somente possíveis com uma compreensão mais profunda de suas preferências.
Exemplos de aplicativos bastante populares entre os profissionais da saúde estão o ProDoctor Medicamentos, BulasMed e Genéricos Brasil. Além desses, há ainda outros voltados para o paciente, como o Medisafe – lembrete de medicação, Saúde em dia e o Açúcar no sangue.
Algumas redes associadas à Abrafarma também possuem aplicativos próprios, como as Droga Raia, Drogaria SP, Farmácias Pague Menos, Farmalife, Minas Brasil, Pacheco e Panvel. Entre outras funções, eles lembram a hora do medicamento e avisam quando ele está acabando.