A nova era das farmácias ganha agora a adesão do Rio de Janeiro. O prefeito da capital fluminense, Marcelo Crivella, assinou, no dia 29 de maio, decreto que regulamenta o serviço de vacinação em farmácias locais. O início da atividade somente estará autorizado após o deferimento do licenciamento sanitário.
“A nossa estimativa é que 10% a 20% das farmácias hoje licenciadas pela Vigilância devam requerer essa adequação do licenciamento sanitário para incluir os serviços farmacêuticos como atividade econômica, o que contempla também a vacinação”, afirma a subsecretária municipal de Vigilância Sanitária, Márcia Rolim.
“Essa medida abre uma grande oportunidade para beneficiar a população no tratamento e na prevenção de doenças”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio Mattos. O presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luiz Martins, ressaltou que a parceria do varejo farmacêutico com a prefeitura contribuirá para desafogar o sistema público de saúde.