Por Wálleri Reis*
Recente estudo indica que a utilização de lembretes via telefone pode ajudar na gestão da terapia medicamentosa e adesão ao tratamento1.
A não adesão à terapia medicamentosa é um problema de saúde pública e tem impacto diretamente em desfechos clínicos, humanísticos e econômicos. Vários fatores influenciam no processo de adesão, desde aqueles relacionados aos pacientes (crenças, medos, atitudes) até fatores sociais, econômicos e relacionados ao sistema de saúde.
As novas tecnologias de comunicação, como mensagens via telefone, Skype, WhatsApp surgiram como uma alternativa a mais para estimular boas práticas em saúde, incluindo a adesão ao tratamento de pacientes com doenças crônicas, como a hipertensão.
Recente estudo foi conduzido para determinar o impacto de um programa de lembretes via telefone fornecido por um centro de gestão da terapia medicamentosa destinado a beneficiários da Medicare Advantage Parte D (MAPD) com hipertensão.
Serviços de lembrete via telefone foram oferecidos a beneficiários elegíveis do MAPD, que incluiu conversação interativa ao vivo com os pacientes para avaliar o uso de seus medicamentos. O presente estudo comparou a mudança no perfil de adesão à medicação entre grupo intervenção e controle.
A adesão, definida pela proporção de dias cobertos (PDC), foi medida considerando medicamentos dispensados seis meses antes e após a implementação do programa para estimular a adesão.
Principais Resultados
Após pareamento por escore de propensão, 563 pacientes foram incluídos em cada um dos grupos – intervenção e controle. A média PDC (desvio padrão) aumentou significativamente durante o período pós-intervenção em 17,3% (33,6; P <0,001) e 13,8% (32,3; P <0,001) para os grupos intervenção e controle, respectivamente.
Um maior aumento no perfil de adesão, estatisticamente significativo (P = 0,022) foi obtido no grupo intervenção. Após ajuste para possíveis fatores de confusão, modelo multivariado, confirmou-se que o grupo que recebeu lembretes via telefone apresentava um aumento significativo na PDC pré-pós (P = 0,021), em comparação com o grupo de controle.
Conclusões
A adesão à medicação anti-hipertensiva aumentou nos grupos que receberam lembretes via telefone e também naqueles que receberam cuidado padrão de gestão da terapia medicamentosa, mas o aumento foi significativamente maior no grupo intervenção. Um programa de alcance telefônico foi eficaz na melhoria da adesão à medicação anti-hipertensiva em beneficiários MAPD.
Comentário
Segundo o estudo comentado, a utilização de novas tecnologias pode ajudar na gestão da terapia medicamentosa e adesão ao tratamento. O que você acha de utilizar isso no seu dia-a-dia farmacêutico?
Referências
Texto reproduzido de farmaceuticoclinico.com.br
*Wálleri Reis é farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná e especialista pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (HC-UFPR). É coautora dos manuais de serviços farmacêuticos da Abrafarma.