Nesta quarta-feira (8 de agosto), o Dia Nacional de Controle do Colesterol reforça a importância de conscientizar a população brasileira sobre esse mal crônico. E uma nova pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia ajuda a dimensionar a gravidade do problema.
Das 850 pessoas acima de 25 anos que foram entrevistadas, 67% não sabem a atual taxa de colesterol. Para piorar, 11% dos brasileiros nunca realizaram exames e quase a metade – 47% – está há pelo menos um ano sem fazer. “O estudo nos mostrou um indicador ainda mais preocupante: 49% sequer têm ciência da duração correta do tratamento para baixar o colesterol e a necessidade de acompanhamento médico”, destaca o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da Sociedade, Weimar Sebba Barroso.
Por meio das salas clínicas, as farmácias podem representar um canal estratégico para reverter essa realidade. Um manual específico sobre o tema integra a relação de materiais de orientação do programa Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.