Atendimento – A pandemia da Covid-19 impulsionou as vendas online nas farmácias e drogarias, mas a experiência de compra na loja física continua a ser prioritária para quase 2/3 dos brasileiros. É o que aponta levantamento da plataforma de trade marketing Lett e da consultoria de mercado Opinion Box.
O estudo reforça a importância de um atendimento de excelência ao cliente. Mas como você, farmacêutico, pode melhorar ainda mais essa experiência? Aqui vão cinco dicas preciosas, baseadas em manuais do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e orientações da Neo Química.
A comunicação não é feita apenas por fala e escrita. Os gestos, postura e expressão facial fazem parte da linguagem não verbal e são importantes no atendimento. Receber o cliente com um sorriso ajuda na aproximação. O contato olho no olho transmite confiança. Dar atenção plena à conversa gera segurança no cliente e demonstra consideração.
Empatia significa se colocar no lugar do outro. Muitas vezes, ao procurar uma farmácia, a pessoa está passando por uma situação difícil e precisa se sentir acolhida e cuidada. Então, não julgue ou rotule os clientes previamente e aja de forma positiva.
Leigos na área de saúde e idosos podem ter mais dificuldades para compreender e interpretar termos médicos e prescrições. Usar uma linguagem acessível e simples pode ajudar naadesão aos medicamentos e ao tratamento.
Categorias de produtos, medicamentos genéricos, posologias, legislação, programas de descontos. Certamente é muita coisa para assimilar. Por isso, procure conteúdo de confiança para ajudá-lo a aprender. Afinal, existe muita informação disponível e estar preparado gera mais confiança e torna a conversa fluida durante o atendimento.
Busque sempre apoio e incentivo para melhorare torne o local de trabalho alegre e agradável. Valorize o trabalho em equipe e ajude a criar um diferencial para sua rede.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/siglas-dos-medicamentos-de-a-a-z/