Telefarmácia – O volume de artigos relacionados à telefarmácia em plataformas de conteúdo sobre saúde dobrou em 2020, o que mostra uma forte tendência de crescimento dessa atividade. Assim como a telemedicina, esse conceito compõe o grande guarda-chuva chamado de telessaúde e que vem ganhando ainda mais relevância em tempos de pandemia.
Para os farmacêuticos, esse modelo pode contribuir para reforçar vínculos com os clientes e desenvolver uma nova aptidão profissional. Confira abaixo três dicas do Pharmacy Technology Report para farmacêuticos realizarem um atendimento remoto de excelência.
1 – Seja simples
Para farmacêuticos acostumados a tratar pacientes em um ambiente físico, uma transição rápida para a telefarmácia pode parecer assustadora. A recomendação é seguir a velha máxima menos é mais. Leigos na área de saúde e idosos podem ter mais dificuldades para compreender e interpretar termos médicos e prescrições, o que exige uma linguagem ainda mais simples. Fixe sua orientação em dois ou três pontos principais e, ao final do atendimento, repita essas informações para se certificar de que elas foram bem assimiladas.
2 – Mantenha a privacidade como prioridade
Existem muitas razões pelas quais os farmacêuticos tradicionais não podem mudar rapidamente todos os seus serviços para um formato remoto. Mas um obstáculo frequentemente citado são os requisitos legais de privacidade. Qualquer comunicação entre o provedor e o paciente, seja por chat de vídeo, e-mails e mensagens de texto, deve garantir a segurança de todas as comunicações. Por isso, deixe claro ao paciente que as informações transmitidas por ele são de uso exclusivo para o tratamento.
3 – Esteja pronto para ajustes no fluxo de trabalho
Embora a telefarmácia muitas vezes possa economizar tempo dos provedores, eles podem ter dificuldades com o gerenciamento do tempo. Coloque no papel uma agenda de tarefas, com horários pré-fixados para realizá-las. Outro conselho é evitar qualquer conversa paralela, mesmo que seja apenas para responder uma pergunta, e checagem simultânea de outras pendências. Isso pode gerar desconforto no cliente e estimular a dispersão.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/o-farmaceutico-e-a-intercambialidade-de-medicamentos/