Prontuários integrados, prescrição online na farmácia, pacotes de tratamento para crônicos e telemedicina. Esses são alguns dos serviços que a Comissão Nacional da Saúde da China implementou com o objetivo de ampliar o acesso à saúde da população. O programa chinês resultou na integração de uma gama de serviços digitais que envolvem monitoramento remoto de consultas, triagem e distribuição de medicamentos, reduzindo a necessidade de espaços físicos.
A cidade chinesa de Zhengzhou abriu, em 2018, a primeira Farmácia do Futuro, que opera sob a chancela do Alipay, sistema de pagamentos digitais da Alibaba. Nela, o cliente compra seus medicamentos por meio de reconhecimento facial. Também é possível realizar agendamento e consulta médica remota, além de efetivar as compras em máquinas de autosserviço 24 horas por dia.
A telemedicina também é um dos recursos utilizados para a democratização do atendimento assistencial no país. Exemplo disso é a empresa Ping An Good Doctor, que utiliza uma plataforma de assistência médica movida a inteligência artificial, que envolve desde consultas até entrega de remédios em domicílio, e já é utilizada por 260 milhões de pacientes. Recentemente, a empresa lançou minilaboratórios para diagnóstico expresso. Trata-se de compartimentos individuais, parecidos com cabines fotográficas, nos quais o paciente descreve os sintomas para um médico digital, que faz a triagem das informações e o encaminha a uma teleconsulta com um profissional. Com o diagnóstico na tela, o paciente pode comprar ali mesmo um dos cerca de 100 remédios disponíveis na cabine. Mais de mil “clínicas de um minuto” como essas estão sendo erguidas na China. Confira o vídeo aqui.
Crédito das fotos: Xinhua/Feng Dapeng
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