Infecções urinárias – Bioengenheiros da Universidade de Bath, no Reino Unido, desenvolveram um exame rápido, semelhante aos testes de gravidez, para que médicos possam diagnosticar infecções urinárias com mais agilidade. O dispositivo utiliza uma câmera de smartphone, que é capaz de identificar a presença de bactérias E. coli em uma amostra de urina, com resultados em apenas 25 minutos.
A Escherichia coli está presente em 80% das infecções bacterianas. Portanto, se for encontrada, revela com boa chance de precisão a necessidade ou não de um tratamento com antibióticos. “Por ser pequeno e portátil, o aparelho apresenta um grande potencial de uso em serviços de atenção primária”, avalia Nuno Reis, bioengenheiro do departamento de engenharia química da instituição.
Até o momento, organismos como a Food & Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, ainda não aprovaram técnicas que usam smartphones, por causa do risco de leitura de exames em condições não laboratoriais. No entanto, Reis espera que a maneira com que o exame compara, digitalmente, os pixels em uma imagem convença os órgãos reguladores. “O Reino Unido já está percebendo que diagnósticos descentralizados podem reduzir substancialmente o ônus de laboratórios nacionais ou regionais, colaborando para tornar mais assertiva a prescrição de antibióticos”, exemplifica.
Fonte: EurekaAlert e Universidade de Bath. Leia a reportagem original aqui
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/bons-habitos-podem-retardar-cancer-e-doencas-do-coracao-em-ate-dez-anos/