Uma decisão tomada no fim de 2017 impulsionou ainda mais a representatividade das redes associadas à Abrafarma para o Grupo Cimed. Na oportunidade, a indústria fragmentou seu departamento comercial e de trade marketing ao instituir uma unidade de negócios exclusiva para as grandes contas. Como resultado, a participação desse segmento no faturamento da companhia dobrou em um ano e chegou a 45%, segundo os mais recentes indicadores da IQVIA.
O time capitaneado pelo diretor Hélio André de Melo está subdividido em duas áreas. De um lado, 25 gestores dedicam-se integralmente ao relacionamento e às vendas das redes. Esses especialistas respondem pela elaboração e pelo acompanhamento das políticas e acordos comerciais, além do desempenho do portfólio da Cimed.
Na outra ponta, 120 profissionais estão na linha de frente, por meio de uma intensa rotina de visitas a 5 mil lojas todos os meses. “Eles assumem o papel de aliados do varejo nas estratégias de sell-out, sempre com o objetivo de estimular a demanda”, comenta Melo. Mudanças no gerenciamento de categorias ou na precificação, criação de campanhas temáticas e montagem de kits promocionais estão entre as atribuições dessa equipe.
“Formamos um time multidisciplinar que concilia capacidade de planejamento e execução, com atuação segmentada por regiões do país e uma programação de lançamentos mais voltada ao perfil do shopper das grandes redes”, acrescenta. Movido por essa estrutura, o Grupo Cimed planeja ampliar o departamento em 50% até o fim de 2019.