Plataformas – Voltadas para consumidores, pacientes, médicos, farmacêuticos ou demais profissionais da saúde, as plataformas de orientação criadas pela indústria farmacêutica são excelentes canais de difusão de informação de qualidade e de cunho didático-científico para profissionais de saúde. Confira cinco das mais recentes iniciativas do setor:
1 – Acompanhamento psicológico para profissionais de farmácia
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Neo Química oferece aos profissionais de farmácia sessões semanais de terapia online. O acompanhamento psicológico é totalmente gratuito. Para ter acesso às sessões, os interessados devem apenas estar cadastrados na Neo Pharma. Os encontros são virtuais, por chamadas de vídeo, e os pacientes também poderão trocar mensagens com seus terapeutas.
2 – Educação continuada para farmacêuticos
Disponível via aplicativo no GooglePlay e na AppStore, o InFarmácia é o canal da Pfizer exclusivamente para farmacêuticos. Inclui cursos de práticas de farmácia, videoaulas, conteúdos sobre patologias, produtos e dicas de saúde, além de notícias diárias de interesse desse público.
3 – Durma regularmente
A biofarmacêutica Takeda acaba de estrear o Durma Regularmente, canal de comunicação no Facebook e Instagram para quem convive com a insônia. Os perfis reúnem dicas de hábitos saudáveis para colaborar com o sono.
4 – Doença rara
A PTC Therapeutics lançou no Brasil dois canais de comunicação para estimular o diagnóstico precoce da síndrome da quilomicronemia familiar (SQF), doença genética rara e hereditária que pode ocasionar crises agudas de pancreatite e até levar à morte. Foram criados o website O que é SQF? e uma página no Facebook.
5 – Cuidados com a saúde
Outra novidade é o portal de educação continuada da Mantecorp Farmasa. A programação contempla videoconferências com médicos e especialistas em diversas áreas da saúde. Os participantes ganham certificado de conclusão, além de terem acesso a artigos e apresentações que podem ser compartilhadas com pacientes, dicas de exercícios e para aumento de imunidade, entre outros assuntos.
6 – Informação técnica e científica
A Prati-Donaduzzi realiza uma série de encontros de educação continuada para profissionais de saúde. Os meetings procuram esclarecer dúvidas sobre assuntos como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019 da Anvisa, que permitiu a comercialização de produtos à base de cannabis nas farmácias. Os eventos incluem o compartilhamento de casos clínicos e experiências de prescrição.
7 – Protocolos de inovação em diabetes
Pioneira no setor de medicamentos biotecnológicos e responsável por trazer a insulina inalável para o país, a Biomm passa a oferecer acesso à educação continuada em diabetes pela Academia Afrezza. A plataforma virtual será atualizada mensalmente e o público poderá acompanhar, gratuitamente, aulas com especialistas em endocrinologia. Boas dicas para aprimorar o atendimento a clientes atendidos pelos programas de assistência farmacêutica.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/conheca-plataformas-que-ajudam-a-desenvolver-um-app-proprio/