O Serviço de “Revisão de Medicação” é oferecido nas farmácias e drogarias principalmente a pacientes polimedicados, ou seja, aqueles que utilizam mais do que 5 medicamentos.
O serviço consiste em uma consulta com o farmacêutico, na qual o paciente traz todos os seus medicamentos, incluindo aqueles prescritos, utilizados por automedicação, fitoterápicos, suplementos, entre outros. O objetivo do farmacêutico é melhorar a adesão do paciente a farmacoterapia, considerada um dos maiores problemas associados às condições crônicas. O paciente, por meio de uma conversa franca, é estimulado a participar como sujeito de seu tratamento, compreender melhor sua condição e medicamentos, e se responsabilizar pelo seguimento futuro. O farmacêutico também avalia possíveis interações medicamentosas e reações adversas aos medicamentos, além de auxiliar o paciente a reduzir os custos com seu tratamento, quando possível.
Os pacientes são atendidos pelo farmacêutico em um ambiente confortável e privado da farmácia e são orientados de forma personalizada sobre cada um de seus medicamentos. Eles recebem ao final uma lista completa e atualizada de seus medicamentos, que pode ser compartilhado com o médico e outros profissionais de saúde.
Nos casos em que farmacêutico e paciente julgarem necessário, podem ser marcadas consultas de retorno e acompanhamento, a fim de avaliar os resultados de possíveis mudanças produzidas no tratamento.
Com o apoio de um software clínico, o farmacêutico realiza este atendimento com toda qualidade, segurança e conforto que o paciente precisa.