Serviços – A reforma da saúde é o grande desafio da sociedade brasileira nas próximas décadas. A aderência ao tratamento é um lema da farmácia para impedir a explosão de custo que ocorrerá nos próximos anos. “Com 80 mil lojas espalhadas pelo país, as farmácias possuem uma capilaridade que nenhum outro estabelecimento de saúde consegue oferecer. Além disso, de todos os profissionais, o farmacêutico é o mais próximo do paciente e o que passa mais tempo com ele”, afirma Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.
Um estudo do segundo trimestre deste ano aponta que existem 2.978 farmácias com salas de serviços clínicos dentro das redes e 7.789 farmacêuticos atuantes nesses espaços. Somente em 2018 foram realizados 2.444.463 de atendimentos e a projeção para 2019 é fechar o ano com 3,4 milhões de atendimentos realizados, um crescimento de 39%.
“Crescemos em quantidade de salas, e agora a meta é crescer em produtividade e atendimento”, destaca Correr. Para se aprofundar e analisar a fundo tudo o que já foi feito, a Abrafarma computou 525.513 atendimentos e 305.373 pacientes em 2017 e 2019, num total de 28 meses. Os dados revelaram que a segunda quinzena do mês é o período com maior número de atendimentos. Quartas e sextas-feiras são os dias de semana mais demandados, com prevalência maior para o período da tarde.
Um destaque vem sendo a adoção da Plataforma Clinicarx pelas grandes redes de farmácia. O software de vanguarda permite uma gestão completa dos serviços farmacêuticos, vacinas e exames rápidos, dando mais segurança ao farmacêutico e paciente durante o atendimento. Além disso, disponibiliza recursos de inteligência de dados que auxiliam a farmácia na melhoria contínua dos resultados.
Do total de clientes que passaram pelas salas clínicas, 64,38% foram mulheres e 35,55% homens. Adultos com 25 a 49 anos formaram 37,55% do público, pessoas acima de 50 anos somaram 50,64% do total.
Os serviços de avaliação e exames (41,15%) e aplicação de medicamentos injetáveis (26,83%) são os mais frequentes em números de atendimentos. Há diferença na busca de serviços por faixa etária, com destaque para o controle de peso entre adultos jovens e vacinação em crianças. Do total de atendimentos, 78% são de pressão arterial, injetáveis e glicemia. Por outro lado, novos serviços como vacinação, perfuração de lóbulo e prescrição farmacêutica cresceram em 2019.
Um ponto importante do levantamento é que durante os 28 meses de atendimentos registrados, 75% dos clientes foram atendidos apenas uma vez nos serviços farmacêuticos. Já em relação aos serviços de vacinação, os dados de vacinas não aplicadas são inéditos no Brasil, constituindo numa informação vital que só a farmácia detém.
Do total de atendimentos farmacêuticos, 72,7% foram realizados em pessoas sem nenhuma doença registrada. Já as principais doenças crônicas, tais como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, ocorrem em 26,3% dos pacientes. Em relação aos retornos, dos 54.006 pacientes com hipertensão, 56,1% passou por apenas um atendimento com o farmacêutico até agora. E dos 20.772 pacientes com diabetes tipo 2, 53,2% passou por um único atendimento.
“O fundamental é trabalhar com o agendamento de retorno desses pacientes. O segredo para atender mais não implica em ter mais clientes e sim em fazer com que os pacientes crônicos voltem à farmácia a fim de que o farmacêutico possa acompanhá-lo em sua jornada na adesão à medicação e continuidade do tratamento”, finaliza Correr.