Dietas, orgânicos, transgênicos e hábitos alimentares, em geral, foram tema de da pesquisa global da Ipsos em 29 países, incluindo o Brasil. O resultado mostra que a maioria (57%) dos entrevistados brasileiros já realizou alguma dieta para perder peso. O dado nacional supera a média global, que é de 51%.
O percentual de brasileiros (57%) é exatamente o mesmo dos que preferem comer bem do que ser magro e muito próximo aos que acreditam que a maioria das dietas acaba falhando (53%).
“Os resultados nos remetem a diversos estudos nos quais fica claro que o comportamento do consumidor é diferente do discurso. Eles valorizam ações relacionadas a uma alimentação saudável, esperam isso das inovações de produtos e compactuam com ações governamentais nesse sentido, mas não necessariamente isso acaba sendo refletido em seus hábitos alimentares”, comenta Ronaldo Picciarelli, líder de clientes na Ipsos.
A pesquisa apontou também que 47% dos entrevistados no Brasil estariam dispostos a substituir carne por alimentos vegetais e 22% preferem não comer carne, frango ou peixe. “O número de vegetarianos apresenta uma tendência de crescimento ao longo dos últimos anos. Isso impacta não apenas na busca por alimentos que substituam diretamente essas proteínas, mas também na busca por produtos industrializados que forneçam em suas composições maior quantidade de proteína. Também aumenta a expectativa por ofertas vegetarianas nos cardápios dos restaurantes, algo que ainda tem um grande espaço a ser explorado”, comenta Picciarelli.
Campanha de Saúde alerta para riscos da obesidade
Atentas a esse cenário, as redes associadas à Abrafarma estarão mobilizadas para um mutirão de orientação contra a obesidade, entre os dias 25 e 29 de março. O evento abre a temporada das Campanhas de Saúde 2019 e contemplará avaliações gratuitas nas farmácias, tais como medição de peso, altura, IMC, risco associado, circunferência abdominal e distribuição corporal.
Aproveite e baixe o material da campanha aqui