A Sanofi investiu em gamificação para reforçar a capacitação do seu time de vendas usando ambientes virtuais. A inovação foi realizada em parceria com a startup Kludo, referência em games corporativos, que desenvolveu a plataforma Training Lab junto à equipe de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da companhia.
Pela plataforma online, os profissionais customizam seu avatar e encontram um cenário que simula farmácias e consultórios médicos. Nesses ambientes virtuais, deparam-se com os desafios diários e desenvolvem habilidades associadas a técnicas de abordagem, estratégia de produto, lançamentos, trade shopper, merchandising, entre outras.
O treinamento virtual e dinâmico gera 26 vezes mais economia se comparado com um dia de qualificação presencial, além de ampliar a retenção de aprendizado. “Com a adoção da ferramenta, garantimos uma capacitação mais assertiva para os nossos times. A plataforma é acessada por 80% dos representantes de venda, que visualizam 100% dos conteúdos disponibilizados”, explica o diretor de Excelência Comercial da Sanofi, Ricardo Malaquias.
Os gestores podem acompanhar em tempo real a evolução dos profissionais e identificar o potencial de cada um deles por meio de dashboards.