Em comemoração ao Dia Nacional de Controle da Asma (21/06), as redes associadas à Abrafarma promoveram na semana de 25 a 29 de junho a quarta etapa das Campanhas de Saúde 2018, para contribuir com a prevenção dessa doença que atinge mais de 6 milhões de brasileiros. Longas filas, com consumidores preocupados com a manutenção da própria saúde, marcaram a ação.
Quem visitou as redes participantes teve a oportunidade de responder questionários que detectarão como está o controle da asma e receber orientações do farmacêutico. Os resultados apontarão a necessidade de encaminhamento a um especialista.
Estudos mostram que a não adesão ao tratamento varia de menos de 30% até 70-80%, com menos de 50% das crianças respeitando os esquemas de medicação inalatória prescritos. A asma continua sendo uma causa importante de internações hospitalares no país e um melhor controle da doença é necessário para reverter esse quadro. “O farmacêutico exerce um papel importante no apoio aos pacientes com asma, por meio da avaliação de sinais e sintomas de controle, incentivo para a automonitorização e orientação sobre o uso correto de inaladores e nebulizadores”, ressalta o professor Dr. Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.