As redes associadas à Abrafarma realizaram a primeira etapa das Campanhas de Saúde 2018, entre os dias 26 e 30 de março. Com o tema “Obesidade, por que devo me preocupar com isso?“, em alusão ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31 de março), as farmácias ofereceram avaliações gratuitas de Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA) e análise da distribuição corporal por meio da bioimpedância. Esses serviços permitem que as pessoas conheçam melhor suas medidas, sua quantidade de gordura e músculos corporais e possam tomar medidas para melhoria de sua saúde e bem-estar.
Aderiram à ação 14 redes, totalizando 1.138 estabelecimentos. Foram atendidas 14.028 pessoas no período, sendo 65% mulheres e 35% homens. Sete a cada dez indivíduos avaliados estavam na faixa de sobrepeso ou obesidade, segundo critérios de IMC – com prevalência de 47% de sobrepeso e 25,1% de obesidade no grupo avaliado.
As mulheres apresentaram frequência de sobrepeso inferior aos homens (46,2% x 48,4%) e também de obesidade (24% x 27,2%). Por outro lado, proporção maior de mulheres (47,4%) apresentou CA elevada (acima de 88 cm), em relação aos homens (33,9% com CA acima de 102 cm). No período, foram realizadas ainda 1.806 avaliações de distribuição corporal por bioimpedância.
“Essa ação demonstra o potencial de alcance das farmácias no rastreamento em saúde e educação da população. As campanhas são a porta de entrada para muitas pessoas que descobrem riscos de saúde e, assim, podem iniciar um trabalho de acompanhamento com o farmacêutico e o médico”, afirma o professor Dr. Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.