Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, as redes associadas à Abrafarma realizam mais uma edição das Campanhas de Saúde. De 2 a 6 de outubro, será realizada uma ação nacional para conscientizar sobre a revisão da medicação em idosos. “A revisão da medicação focada na adesão ao tratamento e aprazamento é um serviço de aplicação simples, rápida e de baixo custo, de abrangência ampla permitindo abordar a experiência de medicação do paciente e conhecer como ele organiza seus medicamentos em sua rotina e qual o grau de cumprimento do regime posológico”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da entidade.
Segundo ele, a revisão da medicação é reconhecida como um dos pilares do gerenciamento da farmacoterapia. “É um serviço farmacêutico que evita problemas de saúde relacionados à terapia medicamentosa e gastos desnecessários”, ressalta o coordenador. A avaliação da rotina de medicação é uma técnica que auxilia a revisão da medicação de um paciente. Visa compreender como ele organiza e faz seu tratamento no dia-a-dia, apontando eventuais dificuldades e oportunidades de aprazamento e otimização do regime terapêutico. A abordagem de análise da rotina de medicação foi criada originalmente pelo Serviço de Atenção Farmacêutica da Farmácia-Escola da Universidade Positivo, em 2002, e posteriormente publicada por Correr e Otuki (2013) em seu livro sobre prática farmacêutica.
“A aplicação é facilitada se o farmacêutico tiver o paciente presente e todos os medicamentos em uso sobre a mesa. Tão importante quanto os medicamentos prescritos são aqueles usados por automedicação, fitoterápicos e suplementos vitamínicos”, finaliza Correr.