As Drogarias Nissei e a Panvel são as primeiras redes do Brasil a contar com o dispositivo eletrônico Hilab, da Hi Tecnologies, que oferece testes laboratoriais remotos (TLR) utilizando apenas algumas gotas de sangue. O equipamento cabe na palma da mão, funciona de forma quase indolor e bem mais rápida que os métodos tradicionais de análises clínicas, além de associar internet das coisas e inteligência artificial para acelerar o diagnóstico. Os exames são oferecidos em farmácias do Paraná, que já conta com uma legislação estadual que permite a oferta desses serviços nas farmácias.
Após a coleta, o sangue é colocado em contato com os reagentes, dentro do dispositivo onde a amostra é “digitalizada” e transmitida instantaneamente para análise da Hi Technologies. Em poucos minutos, os profissionais analisam e liberam via internet o laudo validado, obedecendo a padrões de qualidade, confiabilidade e precisão equivalentes. Todo o processo demora, em média, de cinco a dez minutos em média.
Na Nissei, o aparelho pode ser encontrado nas unidades 24 horas de Curitiba, nos bairros do Seminário, Ahu e Santa Felicidade, para exames de gravidez (Beta HCG) e de perfil lipídico. “Estamos empenhados em oferecer soluções que gerem ganho de tempo e economia. Em breve, vamos ampliar o rol de exames para diagnóstico de dengue e medição de glicose, entre outros”, enfatiza a coordenadora de serviços farmacêuticos, Carolina Escobar.
A Panvel disponibiliza o exame de perfil lipídico, que permite avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. A novidade está disponível em três lojas de Curitiba, nos bairros do Batel, Boa Vista e Ahu. “Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso de oferecer aos nossos clientes serviços ligados à área de saúde e de bem-estar com segurança e conveniência”, afirma o diretor executivo comercial, Roberto Coimbra.
Confira abaixo, reportagem da Rede Vida sobre o tema: