Professora de farmacologia no curso de medicina na Faculdade Pequeno Príncipe, Alexandra Czepula também lecionará no curso de pós-graduação presencial em Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos, promovido pela Abrafarma e pelo I-Bras, em parceria com a Faculdade Cathedral. Natural de Ponta Grossa (PR), ela acumula ampla experiência no mercado farmacêutico, tendo gerenciado uma drogaria própria, a FarmaQuinze, durante oito anos até colocá-la à venda, em 2004.
Por que aceitou participar do time de professores envolvidos na pós?
Eu sempre me preocupo em empoderar o farmacêutico para que ele melhore cada vez mais seu trabalho na farmácia clínica, e a pós presencial é uma grande oportunidade para concretizar essa vontade. É muito importante valorizar o protagonismo do farmacêutico e o meu papel é orientar os futuros profissionais.
O que chamou sua atenção no curso?
Achei muito interessante o fato de a metodologia preconizar aulas práticas, que valorizam o contato direto com o cotidiano da profissão. Isso transmite confiança para que os profissionais atuem com excelência no estabelecimento farmacêutico.
Como tem sido desenvolver o projeto?
A equipe está confiante para o início das primeiras turmas no próximo ano. Conheço de longa data o coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada, Cassyano Correr, que, inclusive, foi meu orientador durante o doutorado que fiz em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na pós-graduação presencial da Abrafarma, contribuí para a formação de grupos e o desenvolvimento das aulas.