Pacientes que tiveram herpes zoster podem apresentar risco de acidente vascular cerebral aumentado em mais 50% três meses após o quadro, segundo estudo publicado pela Mayo Clinic Proceedings¹. Os dados são provenientes de uma grande coorte comunitária, no período de 1º de janeiro de 1986 a 1º de outubro de 2011, que comparou o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM) em 4.862 adultos de Olmsted County, Minnesota, com 50 anos ou mais, com e sem herpes zoster; além de 19.433 indivíduos pareados por sexo e idade sem história da doença. As taxas de risco foram avaliadas para períodos de 3, 6, 12 e 36 meses após a herpes zoster, além do risco em longo prazo (até 28,6 anos).
Principais Resultados
Os indivíduos com herpes zoster apresentaram maior risco ou mais fatores de confusão para IAM e AVC. Ao controlar os múltiplos fatores de risco, aqueles com herpes zoster apresentaram maior risco de AVC três meses após a constatação do quadro clínico em comparação com aqueles sem história da doença (odds ratio, 1,53; IC 95%, 1,10-2,33; P = 0,04). Já a associação entre o herpes zoster e IAM em três meses não foi robusta. O herpes zoster não foi associado com um risco aumentado de acidente vascular cerebral ou IAM depois do período inicial de três meses.
Conclusões
O herpes zoster está associado a aumento em curto prazo do risco de AVC, o qual pode ser prevenido com medidas preventivas, como a vacina para herpes zoster, disponível nas redes privadas para pacientes de alto risco e acima de 50 anos. Trata-se de uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster, mesmo agente da catapora. A doença acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo.
Referência
Texto reproduzido de farmaceuticoclinico.com.br
*Wálleri Reis é farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná e especialista pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (HC-UFPR). É coautora dos manuais de serviços farmacêuticos da Abrafarma