Pressão arterial – Imagine a situação. O cliente chega na farmácia sentindo-se mal e pede para verificar a pressão arterial. O que o farmacêutico deve fazer? Cassyano Correr, coordenador de assistência farmacêutica avançada da Abrafarma, elenca cinco erros comuns ao receber o paciente no balcão da farmácia.
Vamos conferir quais são?
Não receber o paciente na sala de serviços farmacêuticos e sentado Explique rapidamente os objetivos do serviço e o que será feito. Ressalte que será preciso esperar de cinco a dez minutos antes de verificar a PA, a fim de obter um resultado confiável. Enquanto isso, colete alguns dados importantes para a avaliação, que depois serão entregues ao próprio paciente no laudo e na declaração de serviço farmacêutico.
Deixar de lado a coleta de dados básicos
Os dados básicos são nome completo, sexo e uma forma de contato, seja endereço residencial, telefone e/ou e-mail. Pergunte sobre peso e altura, calcule o índice de massa corporal do paciente. Lembre-se que a idade (homem > 55 e mulheres > 65 anos) é considerada um fator de risco adicional.
Não questionar sobre histórico de eventos cardiovasculares
É preciso saber se há uma quantidade de fatores que caracterizam o paciente como risco alto ou muito alto. Não basta confirmar se o paciente tem hipertensão e se utiliza medicamentos prescritos. O farmacêutico deve detectar outras possíveis doenças, por meio de questionamentos sobre condições de saúde do cliente.
Não perguntar sobre hábitos de vida
Considerando que esta é uma avaliação breve, foque na prática de atividade física, no consumo de bebidas alcoólicas e em restrições alimentares. Em relação ao consumo de medicamentos, analise a capacidade do paciente de gerir seu tratamento e eventuais dificuldades de adesão. Observe que classes de medicamentos são utilizadas, se as associações são usuais e se são remédios da primeira ou segunda linha do tratamento. As respostas não irão influenciar a estimativa do risco cardiovascular global do paciente, mas serão úteis para conduzir a orientação do farmacêutico e estudar a necessidade de revisão do medicamento prescrito.
Negligenciar os sinais de alerta
Atenção para resultados de PA que indicam crise hipertensiva (PAD >120 mmHg), principalmente na presença de sintomas. Outros sinais de alerta incluem dor no peito de início recente, e dores de cabeça associadas a alterações na fala ou parestesias. Nessas situações, conclua o atendimento, oriente o paciente sobre a necessidade de avaliação médica imediata, em pronto-atendimento, e forneça declaração com resultados da PA e/ou sintomas, juntamente com pedido de atendimento médico. Assine, carimbe.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/a-valorizacao-do-farmaceutico-no-combate-a-pandemia/