A manutenção do peso ocorre com a redução do consumo calórico e o aumento do gasto energético. Porém, quando uma pessoa faz uma dieta restritiva, o cérebro interpreta a redução na quantidade de alimentos como uma falha. Em outras palavras, o controle sobre o peso vem do cérebro.
Segundo Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada, a resposta do organismo vem com o consequente aumento no apetite e a desaceleração do metabolismo. “O organismo passa a “queimar” menos energia em seu estado basal e isso, por sua vez, facilita o ganho de peso subsequente”, diz.
A reincidência, recuperação do peso perdido, é um problema comum no tratamento da obesidade. Alguns relatos sugerem que os indivíduos que perdem peso durante qualquer programa de tratamento não conseguem manter a perda de peso, gerando o conhecido efeito sanfona. “Uma série de estratégias podem auxiliar a manter a perda de peso, incluindo a auto-pesagem e outras intervenções comportamentais, dietas de calorias reduzidas e altos níveis de atividade física”, finaliza.
Fonte: Correr, CJ; Reis, W.C. Manual 8: perda de peso. 1. ed. atualizada. Curitiba: Ed. Practice, 2016. 152 p.
Se você se interessou por este tema e quer aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre obesidade e gestão do peso, participe do curso online gratuito (40h) sobre obesidade e gestão do peso. Clique aqui e garanta sua inscrição!