Com o avanço gradual da oferta de serviços farmacêuticos e a expansão das salas clínicas dentro do ponto de venda, as farmácias e drogarias brasileiras tornaram-se verdadeiras aliadas do setor de saúde no que se refere à atenção primária e adesão ao tratamento. E nesse contexto, como as operadoras de saúde interagem com o varejo farmacêutico?
Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), os programas de descontos firmados entre as operadoras de planos de saúde junto às redes de farmácia são fundamentais para facilitar o acesso ao melhor tratamento indicado pelo profissional de saúde, com o objetivo de evitar o agravamento de doenças e promover a saúde do beneficiário.
Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde, entende que a participação do farmacêutico na relação com a saúde suplementar é essencial para desestimular o hábito da automedicação. “Somente a prescrição não vai prevenir esse problema. A mudança começa no balcão da farmácia, no momento da dispensação do remédio”, ressalta o executivo. Segundo ele, é importante que o paciente seja informado sobre o produto que está adquirindo, qual será a ação da substância em seu organismo e as incompatibilidades que existem em relação à medicação.
A Bradesco Saúde conta com o programa Desconto Farmácia, gerenciado pela Orizon e que oferece descontos de até 85% em medicamentos de marca e genéricos. A operadora conta com 11 mil farmácias credenciadas em 1.800 municípios brasileiros. A lista completa dos estabelecimentos fica à disposição dos beneficiários por meio do portal e do app da empresa. Recentemente, os aplicativos ganharam uma nova funcionalidade, que permite ao usuário checar o desconto do medicamento, tirando uma foto do código de barras do produto e encontrar os estabelecimentos mais próximos por geolocalização.
Como estratégia para reter beneficiários, a Amil estendeu a oferta de descontos aos itens de higiene pessoal e de perfumaria. Para ter acesso à economia de 30%, basta que o cliente apresente o número da carteirinha nas lojas das redes Drogaria Pacheco e Drogaria São Paulo. Esse benefício está disponível tanto nas lojas físicas como nos sites dos parceiros.
Carolina Lorenzatto, diretora executiva de produtos, destaca que as farmácias, em função da capilaridade, têm o acesso direto a pessoas que essencialmente estão em busca de uma solução de saúde, independentemente de qualquer vinculação a um plano. “Hoje, já se observa a volta de pequenos cuidados, que permitem ao cliente ter nas farmácias um ponto de observação de fatores como pressão arterial e peso, chegando a exames mais simples para aferição das condições clínicas”, observa. “Cada vez mais temos o objetivo de fomentar nossa atividade em conjunto com o setor farmacêutico”, finaliza.
Tereza Veloso, diretora técnica da SulAmérica, acredita na importância de manter cuidados coordenados de atenção ao parente mais próximo do paciente como forma de garantir a adesão ao tratamento, principalmente no caso de doentes crônicos. “Nesse quesito, o farmacêutico tem uma atuação fundamental na orientação familiar sobre o uso correto dos medicamentos”, afirma.
Segundo a executiva, a SulAmérica conta com o benefício de descontos de medicamentos em 254 redes e farmácias independentes espalhadas pelo país, num total de 11.900 lojas. Com descontos de até 85%, o programa já ofereceu 9 milhões de descontos, uma economia de R$ 102 milhões para os beneficiários em dois anos e meio de existência.