Em 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco e nesta data as redes associadas à Abrafarma realizam a quarta edição da Campanha de Saúde – 2017, alertando para os riscos e malefícios do cigarro e os benefícios da cessação tabágica.
“A farmácia, dada sua capilaridade e proximidade com o paciente, é um ambiente de saúde estratégico para programas de triagem e educação em saúde quanto à cessação tabágica”, esclarece Cassyano Correr, coordenador do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma. Segundo ele, a triagem de pacientes em campanhas de saúde pode ser o primeiro passo para seu engajamento nesse serviço.
No Brasil, levantamento do IBGE feito em 2013, revelou que 15% dos brasileiros adultos fumam, e apenas 8,8% procuram ajuda profissional para parar de fumar. Os fumantes também se beneficiam com o abandono do tabagismo mesmo após o desenvolvimento de doenças relacionadas ao vício, como problemas coronarianos e pulmonares.
“A triagem de todos os pacientes quanto ao uso do tabaco e a provisão de aconselhamento comportamental e farmacoterapia para parar de fumar é um dos serviços preventivos mais valiosos que podem ser oferecidos por profissionais de saúde, e é recomendado como política pública pela Organização Mundial da Saúde”, finaliza Correr.