Teve início nesta segunda-feira, 27 de maio, mais uma edição das campanhas de saúde, na qual farmácias e drogarias de todo o país alertam a população quanto aos riscos do tabagismo. Até o dia 31, os clientes serão convidados a responder questionários que detectarão a relação de dependência com a nicotina. Com base nos resultados, receberão aconselhamentos do farmacêutico e, se necessário, indicações para encaminhamento a um especialista.
E no dia a dia, como fazer para abordar o cliente? De acordo com Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, a seleção de pacientes deve ser realizada por meio de uma triagem direcionada pelo farmacêutico, com objetivo de identificar as demandas de cada paciente de maneira individual e personalizada.
Muitos fumantes consideram erroneamente que o combate ao tabagismo é uma tarefa que exige apenas uma breve aplicação de força de vontade. Entretanto, a maioria dos ex-fumantes tentou parar várias vezes antes de finalmente alcançar o sucesso. “Todo fumante deve ser questionado se está interessado em lutar contra o vício. Caso esteja motivado, ele deve ter acesso a recursos adequados para contribuir para a cessação do tabagismo, e deve ter uma consulta farmacêutica agendada”, afirma Correr.
Como a equipe da farmácia pode ajudar?
Todo o pessoal da farmácia deve estar apto a descrever e oferecer os serviços farmacêuticos ao público-alvo. Para tal, um treinamento pode ser oferecido pelo farmacêutico, esclarecendo os objetivos do programa de cessação do tabagismo. Os funcionários devem abordar os pacientes cordialmente, investigando o interesse dos mesmos, destacando os benefícios do serviço.
Conteúdos como esse você pode aprimorar em nossos cursos livres online e também nas pós-graduações presencial ou a distância. Fonte: Correr, CJ; Reis, W.C. Manual 7: parar de fumar. 1. ed. atualizada. Curitiba: Ed. Practice, 2016. 108p.