Segundo o Ministério da Saúde, o sobrepeso e a obesidade atingem mais da metade da população brasileira. O sobrepeso é maior entre os homens (52,6%), enquanto 44,7% das mulheres estão acima do peso ideal. Em dez anos a população obesa no Brasil passou de 11,8% para 18,9%, e um dos principais motivos para que os brasileiros tenham engordado foram os maus hábitos alimentares e o sedentarismo.
De acordo com a plataforma Doctoralia, na qual médicos de diversas especialidades respondem os questionamentos dos pacientes, a obesidade está entre as doenças mais procuradas não só para tratamento, como também para esclarecimento de dúvidas diversas sobre sintomas e melhorias na qualidade de vida. A obesidade figura entre as dez doenças mais buscadas no Nordeste, Sudeste e Sul. No Rio de Janeiro, aparece como a enfermidade mais pesquisada.
A preocupação é crescente, uma vez que este é um fato determinante para ocorrência de muitos problemas de saúde. Por isso mesmo, em comemoração ao Dia da Saúde e da Nutrição (31/03), as redes associadas à Abrafarma realizam, entre 26 e 30 de março, a primeira edição de 2018 das Campanhas de Saúde, com o tema obesidade. No período, as pessoas podem solicitar aos farmacêuticos uma avaliação de peso, altura, taxa de gordura córporea e orientações para controle do peso.