Publico sênior – Com a pandemia da Covid-19, a população tem destinado mais investimentos na prevenção da saúde e no aumento da imunidade, principalmente entre as pessoas com mais de 50 anos. E este é um nicho que as farmácias devem olhar com mais atenção. “É um segmento que representa mais de 40% do público do grande varejo farmacêutico”, ressalta Maria Fernanda Munhós, gerente de shopper solutions da Hypera Pharma.
A faixa etária sênior também é a que apresenta o maior gasto médio por visita, a partir de R$ 80. “Isso torna ainda mais relevante a abordagem do farmacêutico para facilitar a jornada desse cliente”, analisa a executiva.
Como melhorar a cesta do cliente
A busca por produtos que aumentam a imunidade é o fator-chave do momento. Os polivitamínicos, ômega 3, assim como o colágeno do tipo 2, indicados para a manutenção da função articular, apresentam um crescimento de vendas altíssimo nesse período de pandemia”, explica Eduardo Oliveira, farmacêutico e gerente de estratégia e inovação da Catarinense Pharma. Outro segmento que merece uma sinalização mais evidente no PDV é o de produtos naturais, principalmente para tratamento da ansiedade.
Sono e digestão
Mais de 60% dos internautas brasileiros com mais de 55 anos dizem que cuidar da sua saúde física é uma meta. Com isso, aumenta a busca por produtos nutricionais, com fortificação ou formulações de fibras, vitaminas e minerais projetadas para melhorar os ossos, a energia e a saúde digestiva.
“Cabe à indústria e ao varejo educar o cliente para o consumo dessa categoria e o papel estratégico da venda assistida do farmacêutico nesse processo é crucial”, afirma Oliveira.
“Outra questão que afeta o público sênior é a má qualidade do sono, o que interfere diretamente na imunidade”, explica Maria Fernanda. Nesse caso, uma recomendação que o farmacêutico pode indicar é o triptofano. “É um suplemento que contribui para o aumento da serotonina e da melatonina, que atua na regulação do sono”, finaliza.
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