Engajamento do cliente – O CEO e diretor comercial da Drogaria Minas-Brasil, Luciano Guedes, encampou um amplo projeto de transformação digital há 11 anos, bem antes de esse termo se tornar um jargão do mundo empresarial. Em 2009, a rede tornou-se pioneira nas vendas online no norte de Minas Gerais. Hoje, seu e-commerce é um dos cinco maiores do varejo farmacêutico nacional em volume de transações. Mas o trabalho da empresa no mundo digital vai muito além do comércio.
Quanto ao uso estratégico das redes sociais como canais de conversão de vendas, Guedes é enfático ao afirmar que prioriza mais o número de interações do que propriamente seguidores. “Apesar de termos muito mais seguidores no Facebook do que no Instagram, não trabalhamos com impulsionamento, uma vez que miramos os clientes reais e fieis”, ressalta.
Outra forma de engajamento do cliente é o uso do QR Code. Posicionado ao lado da etiqueta de preço, ele direciona o consumidor para um vídeo no YouTube, com informações sobre o produto e maneira correta de utilizá-lo. “Já produzimos por nossa conta mais de 1.200 vídeos sobre diversos itens”, explica.
Estratégias de fidelização
A rede tem como principal pressuposto que a ferramenta mais importante para fidelizar o consumuidor é oferecer algo que seja vantajoso. Pensando nisso, a empresa aumentou a margem de ofertas do programa de relacionamento ClubeMais, com até 50% dos produtos ofertados. “Dessa forma conseguimos aumentar a adesão do cliente por meio de ofertas personalizadas por região e por redes sociais”, pontua.
“A criação de campanhas de promoção ostensivas pode até sacrificar as margens, mas garante a retenção dos clientes, possibilita girar o estoque com mais eficiência e atrai também a fidelização da indústria farmacêutica”, conclui.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/covid-19-e-a-adesao-ao-tratamento-o-que-os-farmaceuticos-podem-fazer/