Cobertura vacinal – Mais uma vez, as farmácias reforçam a importância estratégica de seus profissionais na ampliação do acesso e da cobertura vacinal no Brasil. No último dia 23 de outubro, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) entregou à Câmara dos Deputados um documento com sugestões para sanar os problemas enfrentados pelo país nesse quesito.
No texto, o CFF descreve como o farmacêutico pode contribuir, de maneira mais efetiva, para o enfrentamento dos desafios impostos ao Programa Nacional de Imunização, como desabastecimento, movimento antivacinas e recrudescimento de doenças imunopreveníveis. “O engajamento dessa categoria desencadeou um aumento expressivo na cobertura em outros países, além de auxiliar no cumprimento das metas de vacinação”, avalia a assessora da presidência do conselho, Josélia Frade.
O documento também ressalta que farmacêutico tem o respaldo legal e a competência técnica para atuar na aplicação de vacinas dentro das farmácias, hoje reclassificadas como estabelecimentos de saúde, de acordo com a Lei nº 13.021/2014. Entre os fatores que possibilitam que esses estabelecimentos ofertem serviços de vacinação, estão o horário de funcionamento estendido, a facilidade de acesso, a dispensa do agendamento prévio, o curto tempo de espera e o local adequado para atendimento.
“De acordo com nossos levantamentos, no primeiro trimestre de 2019, somente as farmácias de redes associadas à Abrafarma administraram 18.218 doses, o que equivale a 200 doses diárias. O varejo permite potencializar o acesso e, ao mesmo tempo, reduzir custos ao consumidor”, finaliza.
As farmácias, desde 2018, vem oferecendo serviço de vacinação com alta qualidade e geralmente mais acessíveis do que as clínicas privadas. A inovação das farmácias vem pela adoção da Plataforma Clinicarx, um software de vanguarda que permite ao farmacêutico analisar a situação vacinal do paciente, orientar sobre as melhores vacinas a tomar e fornecer um registro digital da carteira de vacinação que o paciente pode manter em um aplicativo no celular.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cff-apresenta-resultados-da-campanha-de-diabetes/