Com a aprovação da Lei 13.021/14, as farmácias e drogarias deixaram de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica e orientação à saúde. Desde então, o número de salas clínicas vem aumentando a cada ano.
Grandes redes associadas à Abrafarma projetam que chegue a 2,1 mil o número de estabelecimentos do gênero até o fim de 2019. Esses espaços superaram 2,5 milhões de atendimentos em 2018, contra 1,4 milhão registrado em 2017. “As salas viabilizam mais de 4.900 postos de trabalho para farmacêuticos, média de 2,8 profissionais por loja”, aponta Cassyano Correr, coordenador do programa de assistência farmacêutica avançada da entidade.
Nas salas de assistência farmacêutica, os usuários podem agendar um atendimento para fazer a revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível do diabetes e hipertensão, ser imunizados ou receber informações de como regular o nível do colesterol no sangue. Além disso, participam de programas de gestão de peso e antitabagismo. Algumas redes também oferecem testes laboratoriais rápidos.
Expansão nas redes
As Farmácias Pague Menos, que contam mais de 1.100 lojas em todo o Brasil, têm atualmente 839 unidades do Clinic Farma. “Este ano, nossa meta é chegar a mais de 900 lojas com as salas de serviços farmacêuticos”, afirma a gerente Socorro Simões.
Já as Farmácias São João, que possuem 700 unidades espalhadas pelo Sul do país e 30 salas ativas do programa São João Saúde, planejam contar com cerca de 60 novas salas ativas até o final de 2019, de acordo com a gestora do suporte farmacêutico, Nicole Fernandes de Lima.
A Nissei, que mantém mais de 280 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, pretende atingir a meta de ter 30 salas de serviços avançados em 2019.
A Drogaria Venancio conta com 34 filiais com salas de serviços farmacêuticos. A previsão é abrir mais dez salas até o fim de 2019.
Um destaque vem sendo também a adoção da Plataforma Clinicarx pelas grandes redes de farmácia. O software permite uma gestão completa dos serviços farmacêuticos, vacinas e exames rápidos, dando mais segurança ao farmacêutico e paciente durante o atendimento. Além disso, disponibiliza recursos de inteligência de dados que auxiliam a farmácia na melhoria contínua dos resultados.