No dia 27 de junho, o desembargador Jirair Aram Meguerian, concedeu uma liminar permitindo que farmácias e drogarias de todo o Brasil continuem operando e prestando o serviço com o Hilab. A decisão revoga o Ofício 4/2019, emitido pela Anvisa e que proibia o uso do dispositivo nas farmácias.
Bernardo Almeida, diretor médico da Hi Technologies, desenvolvedora do dispositivo, avalia que, com essa liberação, um maior número pessoas poderão continuar acessando as farmácias como um estabelecimento de saúde, já que esse é um dos ambientes mais democráticos e de fácil acesso para a população. “A tecnologia tem sido grande aliada na questão de democratização da saúde e essa é uma área ainda pouco explorada. Temos muitos clientes que estavam aguardando essa decisão para poder iniciar os serviços em suas farmácias”, ressalta.
“É uma vitória do bom senso. Esperamos continuar avançando no entendimento de que a farmácia pode realizar TLRs, com qualidade, seja para rastreamento em saúde ou acompanhamento da farmacoterapia”, comenta Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.
Leia também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/retrocesso-impede-tlr-nas-farmacias/