Suplementos alimentares e produtos de origem vegetal (SAPOV) são comumente utilizados, muitas vezes por automedicação. Entretanto, apesar de os pacientes terem a ideia de que “se é natural não faz mal”, eles apresentam potencial para interação com outros medicamentos, podendo ser responsáveis por eventos adversos a medicamentos (EAM) e hospitalizações.
Recente estudo publicado no British Journal of Pharmacology explorou a taxa de eventos adversos associados a interações entre medicamentos e SAPOV, em pacientes hospitalizados, e as características dos pacientes propensos a tais EAM [1].
Para tal, 947 pacientes internados em 12 departamentos de um centro médico terciário acadêmico em Haifa, Israel, foram avaliados. Os autores levantaram a taxa de uso de SAPOV entre os pacientes internados, o potencial para interações, eventos adversos e internações associadas ao seu uso. Análise estatística foi utilizada para delinear os usuários do SAPOV em risco de eventos adversos associados a interações.
De acordo com os resultados deste estudo, cerca de uma a cada 55 internações podem estar sujeitas a eventos adversos associados com interações SAPOV-medicamentos. Para minimizar a ocorrência de eventos adversos, pacientes e profissionais de saúde devem ser conscientizados sobre os riscos do uso desses medicamentos.
O risco de interações medicamentosas entre suplementos alimentares e produtos de origem vegetal é pouco conhecido pelos pacientes. Muitos deles utilizam esses compostos por automedicação, de uma maneira pouco responsável, e sem acompanhamento adequado. Farmacêuticos, devido a sua posição estratégica para atenção a saúde, devem estar atentos a tais questões, e orientar seus pacientes adequadamente, tanto no que tange à efetividade como à segurança de tais compostos.
Referências
Levy I, Attias S, Ben-Arye E, Goldstein L, Schiff E. Adverse Events associated with Interactions with Dietary and Herbal Supplements among Inpatients. Br. J. Clin. Pharmacol. [Internet]. 2016 [cited 2016 Oct 23]; Available from:http://doi.wiley.com/10.1111/bcp.13158
Texto reproduzido de farmaceuticoclinico.com.br
*Wálleri Reis é farmacêutica, mestre em ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná e especialista pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar (HC-UFPR). É coautora dos manuais de serviços farmacêuticos da Abrafarma.