Relaxantes musculares – Postagem do Instagram @mundofarma, da farmacêutica Nadja Rodrigues Bessa, ressalta que conhecer os efeitos dos relaxantes musculares é muito relevante para exercer uma assistência farmacêutica efetiva.
Quase todos os relaxantes têm algum tipo de propriedade sedativa. Além disso, estudos recentes confirmam que, quando usados em doses elevadas, esses medicamentos podem causar zumbido e realce de humor.
1. A ciclobenzaprina suprime o espasmo do músculo esquelético de origem local, sem interferir na função muscular. A utilização dessa substância por períodos superiores a duas ou três semanas deve ser feita com o devido acompanhamento médico e revisão pelos farmacêuticos.
Contraindicações
2. Já o relaxante muscular isento de prescrição médica com dipirona monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína anidra na formulação possui ação analgésica.
Contraindicações:
Alergia ou intolerância a qualquer um dos componentes da fórmula ou a analgésicos semelhantes à dipirona – derivados de pirazolonas (fenilbutazona, oxifembutazona) ou pirazolidinas (fenilbutazona e oxifembutazona)
Fontes: Consulta Remédios, CRF-SP e Doenças & Sintomas,
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/qual-e-a-relacao-entre-a-diarreia-e-o-uso-de-antibioticos/