De 24 a 28 de setembro, as redes associadas à Abrafarma promovem a sétima etapa das Campanhas de Saúde 2018, envolvendo cerca de mil estabelecimentos. O tema será hipertensão, em alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado no próximo dia 29. As farmácias oferecerão avaliações gratuitas de pressão arterial e orientações sobre a doença e o tratamento.
Apenas no Brasil, estima-se que 36 milhões de pessoas sejam hipertensas. Essa condição é particularmente importante, pois está associada ao risco aumentado para inúmeras doenças cardiovasculares. Levantamento norte-americano de 2015 revelou que a hipertensão estava presente em 69% dos pacientes com primeiro episódio de infarto, 77% dos que sofreram acidente vascular encefálico e 75% das vítimas de insuficiência cardíaca.
“A saúde pública entende o rastreamento da hipertensão como uma ação estratégica, justamente porque 30% dos pacientes desconhecem a condição”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma. Segundo ele, as taxas de tratamento e controle também estão muito aquém do desejado. Estudos indicam que até 50% dos pacientes não controlam bem sua pressão arterial. As farmácias e os farmacêuticos estão em uma posição privilegiada para ajudar a mudar esta situação.