Prevenção do diabetes – No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A doença atinge 16 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e pode ser o estopim para problemas como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores, úlceras e amputações.
O impacto da doença é tão preocupante que, no último dia 31 de outubro, foi sancionada a Lei 13.895, de 2019, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. A norma estabelece a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente os níveis glicêmicos e de controlá-los.
E qual o papel da farmácia e do farmacêutico no controle da doença? Para conscientizar a população sobre os riscos do diabetes, farmácias de todo o Brasil realizam, entre os dias 25 a 29 de novembro, a nona etapa das Campanhas de Saúde, com a realização de testes de glicemia. “Uma forma simples de acompanhamento é medir regularmente a taxa de açúcar no sangue. Na farmácia, é possível contar com a orientação e os cuidados de profissionais treinados, que desempenham um papel fundamental na prevenção”, ressalta Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma
Para a farmacêutica Mônica Lenzi, membro do departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o tratamento do diabetes requer uma equipe multidisciplinar constituída por médico, nutricionista, educador físico, psicólogo, enfermeiro e também o farmacêutico, pois este profissional está apto para fazer muito mais do que simplesmente dispensar medicamentos.
“Ele é o primeiro a ver uma pessoa com, ou em risco de desenvolver diabetes, identificando os pacientes de alto risco e orientando-os a buscar o médico para um diagnóstico precoce”, explica Mônica. Além disso, o paciente diabético ou seu cuidador frequenta a farmácia no mínimo uma vez ao mês em busca de seus medicamentos de uso contínuo e insumos para controle da doença.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/europa-divulga-novas-diretrizes-sobre-o-manejo-do-diabetes/