O modelo de Assistência Farmacêutica Avançada continua a ganhar espaço nas farmácias do grande varejo farmacêutico do país. De acordo com dados da Abrafarma, o número de estabelecimentos com salas de serviços farmacêuticos, os chamados Care Centers, abertas à população atingiu a marca de 1.337 lojas. Desse total, 670 oferecem os oito serviços clínicos propostos pela entidade (hipertensão, colesterol, diabetes, revisão da medicação, autocuidado, imunização, parar de fumar e perda de peso).
O volume total de atendimentos no segundo trimestre deste ano chegou a 357.233, realizados por 3.692 farmacêuticos. Dos estabelecimentos, 856 lojas realizam aplicação de injetáveis, 1.457 fazem aferição de pressão arterial, 1.218 realizam testes de glicemia e 684 de colesterol.
O serviço de vacinação também tende a crescer com a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo já está em fase final. “Vamos abrir mais uma opção de acesso a vacinas à população, contribuindo para desafogar o sistema público”, acredita Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.