Em 5 de maio comemora-se o Dia pelo Uso Racional dos Medicamentos e nesta data as redes associadas à Abrafarma realizam a terceira edição da Campanha de Saúde – 2017, levantando a seguinte questão aos usuários que passarem pelas lojas: “Você sabe usar os remédios de forma correta?”.
“A campanha objetiva conscientizar os pacientes quanto à importância da adesão ao tratamento, realizar a educação em saúde relativa ao uso correto e descarte de medicamentos a fim de minimizar os erros”, esclarece Cassyano Correr, coordenador do projeto de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.
Segundo ele, o uso não racional de medicamentos é um problema de saúde pública e está associado a problemas diversos, como internações, redução da qualidade de vida e até mesmo óbitos. “Os serviços farmacêuticos clínicos são uma importante intervenção para otimizar a farmacoterapia e reduzir danos, alcançando melhores resultados clínicos, humanísticos e econômicos”, ressalta o coordenador.
As principais causas de morbidade evitável relacionadas a medicamentos são prescrição inadequada; reações adversas; não adesão ao tratamento; superdosagem ou subdosagem; falta da farmacoterapia necessária; seguimento inadequado de sinais e sintomas e erros de medicação. O aconselhamento farmacêutico acerca do uso de medicamentos é uma prática importante nesse contexto.