Farmacêutico gestor – Para que um farmacêutico se destaque no ambiente de trabalho, é preciso que ele tenha um profundo conhecimento da gestão do negócio. É aí que entra a carreira do farmacêutico gestor, profissional que consegue desfrutar de todos os recursos de uma organização com a capacidade de geri-los da melhor maneira.
Confira abaixo cinco dicas para aprimorar sua carreira nesta área:
1 – Profissional 3 em 1
Para Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma, o profissional ideal para os serviços farmacêuticos é aquele que consegue ser bom técnico, bom clínico, mas também ter perfil de gestão e empreendedorismo. “Ele precisa acumular conhecimentos aprofundados em um campo técnico, mas estende seu interesse e habilidades para áreas menos especializadas”, avalia.
2 – Estudo
O farmacêutico assume a promessa de prover melhores cuidados em saúde quando passa a oferecer serviços farmacêuticos. Isso significa manter-se atualizado e adquirir novas habilidades todos os dias. Pessoas que gostam de aprender e demonstram facilidade para o autoaprendizado têm mais chance de sucesso.
3 – Liderança
Os serviços farmacêuticos não se tornam realidade apenas pelas mãos do farmacêutico. Se não houver uma equipe engajada, se o farmacêutico ficar esperando que a diretoria ou a gerência tomem a iniciativa, nada vai acontecer. Mesmo com todas as condições favoráveis, é preciso visão empreendedora e liderança para mover a farmácia na direção dos serviços.
4 – Sentido de servir
Para ser profissional da saúde tem que gostar de gente. Se o farmacêutico não sente nada quando, por meio do seu trabalho, melhora a saúde e a vida de alguém, precisa repensar sua vocação. Servir não significa ser subserviente. Significa compreender e respeitar a grandeza de um ser humano trabalhando por outro ser humano. É uma atitude. É o coração dos cuidados farmacêuticos.
5 – Dar o exemplo
Nesse período de pandemia, dar o exemplo é fundamental. Para a farmacêutica Angela Cunha Castro Lopes, do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul, o gestor não pode descuidar. A primeira orientação aos pacientes é que, se puderem, não saiam de casa e evitem aglomeração em unidade básica ou hospitalar. Além disso, os profissionais precisam dar o exemplo e usar os equipamentos de proteção e se ater ao distanciamento.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/europa-reforca-importancia-do-farmaceutico-de-familia/