Cada vez mais, os gestores das grandes redes de farmácias têm sentido a necessidade da implementação de estratégias de marketing para alavancar os serviços farmacêuticos. O plano deve garantir coerência entre aquilo que é comunicado e aquilo que é executado. Confira entrevista com Pedro Sansone, gestor regulatório das Farmácias São João.
Qual a importância de um plano de marketing para divulgação dos serviços farmacêuticos?
Como não são todas as farmácias e drogarias que realizam este tipo de atividade, o plano de marketing é uma ferramenta estratégica para que o paciente tenha conhecimento sobre o atendimento clínico nas farmácias e, principalmente, quais os serviços oferecidos e em que unidades eles estão disponíveis.
O que deve ser levado em consideração para sua elaboração?
Ter um plano de marketing é fundamental para que os serviços farmacêuticos tenham êxito. Primeiramente, é necessário mapear e entender quais são os pacientes que entram nas drogarias e nas farmácias procurando esse tipo de serviço. Em seguida, é importante capacitar os farmacêuticos para que possam realizar um atendimento de excelência, sempre respeitando de forma ética e responsável as necessidades dos pacientes.
Quais as principais estratégias adotadas pela São João na parte dos serviços farmacêuticos?
Trabalhamos com a divulgação de flyers, chamadas nas rádios regionais, além de campanhas de saúde, que promovem os serviços farmacêuticos, alinhadas com o calendário anual de Campanhas de Saúde da Abrafarma. Nessas campanhas, convidamos a população para que visitem as lojas e experimentem o serviço de forma gratuita.
Quantas salas de serviços a rede possui?
Atualmente estamos com 148 salas de serviços farmacêuticos, liberadas pelas Vigilâncias Sanitárias municipais e em funcionamento. Também estamos em processo de finalização de mais 72.
Quais os serviços que oferece? A Rede de Farmácias São João oferece serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, revisão e acompanhamento da medicação (pacientes polimedicados, por exemplo) e perfuração de lóbulo auricular.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/abrafarma-lanca-novo-manual-de-servicos-farmaceuticos/