De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somos um país onde 40% da população sofre de doenças crônicas. Para agravar, 53% deste total não segue corretamente os procedimentos indicados pelos médicos. O quadro demonstra claramente que a solução está no investimento em saúde preventiva e na ampliação do acesso a tratamentos.
Há mais de um ano, as grandes redes de farmácias abraçaram esta ideia, inspiradas nas melhores práticas adotadas por drugstores do Canadá, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Nas 27 redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), por exemplo, desenvolveu-se o projeto Assistência Farmacêutica Avançada, um modelo de prestação de oito serviços de orientação clínica em um espaço privativo e confortável dentro da farmácia, chamado Care Center. Hoje, existem cerca de 650 postos de atendimento nas lojas das redes associadas.
Nesses espaços, os brasileiros podem agendar atendimento e fazer revisão de medicamentos, ter acompanhamento do tratamento prescrito pelo médico, checar o nível do diabetes, hipertensão e colesterol, além de fazer imunizações. Todos esses serviços são ofertados a preços acessíveis à população e foram autorizados pela Lei n° 13.021/2014. A iniciativa valoriza o papel do farmacêutico e prevê cursos de capacitação para esses profissionais.
Como parte desse novo momento, as redes associadas à entidade estarão mais uma vez unidas em torno de uma programação de campanhas de saúde no decorrer de 2017. A ideia é estimular a conscientização sobre temas como imunização, prevenção do diabetes, o combate ao fumo e o estímulo ao uso racional de medicamentos. A estreia aconteceu em 31 de março quando foi comemorado o Dia da Saúde. Na oportunidade, avaliações gratuitas foram ministradas nas farmácias, com a finalidade de orientar a população a respeito dos riscos do sobrepeso e da obesidade, cuja incidência aumenta assustadoramente no país.
Hoje já existem salas de atendimento personalizado espalhadas por 150 municípios em 20 das 27 redes associadas à Abrafarma. Em uma única rede, que tem 515 lojas com esses espaços em todo o país, cerca de 294 mil pessoas foram atendidas em 2016. Este número contribui para desestimular a procura por salas de emergências de hospitais em ocasiões que não demandam urgência, com redução de custos para pacientes e governo e ganhos clínicos imensuráveis. É importante lembrar que os serviços não substituem o médico, mas funcionam como um elemento complementar para orientar e garantir maior adesão ao tratamento.
* Sérgio Mena Barreto é presidente executivo da
Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias