Ele também ressaltou que a abordagem no quadro da doença crônica decorrente do acúmulo de tecido adiposo para o controle da enfermidade aborda a prevenção em vários níveis. “Sabemos que esse paradigma faz parte da prevenção primária, secundária e terciária, mas também da prevenção primordial, que é a populacional, quando o risco ainda não foi identificado. Isso também atua no nível da prevenção quaternária, que previne o excesso de medicalização da doença, no qual os tratamentos e as cirurgias podem representar um risco desnecessário se a indicação não for absoluta. Nestes casos, as medidas de estilo de vida podem evitar os excessos terapêuticos e suas consequentes iatrogenias”.
Os autores escrevem que a American Association of Clinical Endocrinologists e o American College of Endocrinology também endossam “o esforço continuado, articulado e vigoroso em termos de política de saúde e da agenda legislativa referente ao reembolso estruturado da medicina de estilo de vida, bem como de todas as modalidades terapêuticas baseadas em evidências para pacientes com doença crônica decorrente do acúmulo de tecido adiposo.
Quanto à codificação da International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, 10th Revision (CID-10; 10ª Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), o Dr. Mechanick disse que “gostaríamos de considerar diferentes códigos CID para as complicações relacionadas com o acúmulo de tecido adiposo”.
Os autores acrescentam que a as duas entidades irão “encabeçar a definição e o posicionamento claros da doença crônica decorrente do acúmulo de tecido adiposo no banco de dados da ontologia das doenças humanas e, a seguir, a criação de códigos no CID-10 de suas complicações importantes, codificação necessária para facilitar o reembolso aos profissionais de saúde, a implantação de rotinas e métricas de qualidade factíveis”.
Além disso, o Dr. Mechanick observou que seria necessário desenvolver uma técnica para estabelecer melhor os dados normativos, incluindo uma investigação aprofundada sobre ferramentas específicas para quantificar as anomalias da massa de tecido adiposo, sua distribuição e função.
O Dr. Mechanick recebeu honorários para o desenvolvimento do programa da Abbott Nutrition International e honorários de palestras do NCD Pre-Disease Forum. As declarações de conflito de interesse dos coautores estão registradas no artigo. (http://journals.aace.com/doi/pdf/10.4158/EP161688.PS?code=aace-site)
Fonte: Becky McCall