A revolução na saúde brasileira já não é mais silenciosa e as salas de serviço farmacêutico tornaram-se uma realidade em todos os estados do país, com presença em 350 municípios. Mas como estruturá-las para garantir total comodidade e privacidade ao paciente? Selecionamos algumas dicas e exigências para a montagem dos care centers.
Tamanho da sala
A RDC 44/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária não institui um tamanho mínimo, mas determina dimensões, mobiliário e infraestrutura compatíveis com as atividades oferecidas. Já a RDC 50/2002 exige pelo menos 6 m² de área, quando se trata de sala de vacinação, em estabelecimentos de saúde. Em breve, a Anvisa publicará novas normas referentes à vacinação e serviços farmacêuticos que deverão esclarecer essa exigência.
Pia e bancada
O espaço deve dispor de uma pia com torneira e água corrente, além de bancada que possibilite a fácil higienização e o preparo dos medicamentos. Sabonete líquido, suporte de papel toalha, gel bactericida e álcool a 70% para antissepsia são obrigatórios, assim como uma caixa especial para coleta de material perfurocortante, armário com porta e lixeiras com tampa e pedal ou sistema automático de acionamento.
Sinalização
A sala precisa garantir fácil acesso, com área de espera e assentos, e não pode servir de passagem para os sanitários da loja. Deve ainda conter uma identificação, como Atendimento Farmacêutico. É preciso ainda manter afixado o calendário oficial da vacinação e dispor de cópias dos manuais de normas técnicas do Ministério da Saúde sobre imunização.
Iluminação, paredes e piso
É importante uma proteção contra luz solar direta. As paredes devem ser de fácil limpeza, cor clara e impermeáveis, e frestas nas superfícies internas precisam ser envitadas. Nada de objetos decorativos grandes.
Mesa de atendimento
Uma mesa, cadeiras para profissional e clientes, um computador e uma impressora com acesso à internet formam o kit básico.
Maca ou cadeira para aplicar injetáveis
A área ocupada por este móvel costuma ser de 1,26 m² e é obrigatória uma cobertura impermeável e descartável – colchonete ou similar. A maca é opcional, mas recomenda-se seu uso especialmente para atendimento a crianças.
Software
Um destaque vem sendo a adoção da Plataforma Clinicarx pelas grandes redes de farmácia. O software permite uma gestão completa dos serviços farmacêuticos, vacinas e exames rápidos, dando mais segurança ao farmacêutico e paciente durante o atendimento. Além disso, disponibiliza recursos de inteligência de dados que auxiliam a farmácia na melhoria contínua dos resultados.
Câmara refrigerada para vacinas
São exigidas as seguintes especificações: sistema de circulação de ar forçada para assegurar temperatura homogênea; termostato eletrônico e termômetro digital; sistema especial de isolamento; alarme sonoro e/ou luminoso em caso de temperaturas abaixo de -2ºC e acima de 8ºC; alarme visual e sonoro para falta de energia ou porta aberta; tomada elétrica exclusiva a 1,2 metro do solo ou mais; backup de alimentação com bateria recarregável, com monitoramento de 24 a 48 horas na ausência de energia; e refrigerador distante de fonte de calor e luz solar, sem encostar na parede.
Equipamentos mínimos recomendados