Em meio à pandemia da Covid-19, as farmácias estão na linha
de frente. Mas como administrar o elevado fluxo de pessoas, muitas das quais
podem ser doentes assintomáticos? A higienização torna-se um fator
preponderante. Confira algumas dicas.
- Que produtos usar para limpeza: Os produtos indicados para desinfecção são: álcool 70%, solução de hipoclorito de sódio 0,5% e detergentes contendo cloro ativo. Uma observação importante é não utilizar produtos à base de clorexidina para a antissepsia do local, pois esses não são efetivos contra o vírus.
- Superfícies nas áreas de circulação: No caso de superfícies como telefones, computadores, teclados, mouses, caixa registradora, balança, mesas, cadeiras, corrimões e maçanetas, elas podem ser limpas e desinfectadas com álcool líquido 70% ou hipoclorito de sódio 0,5% a cada duas horas.
- Instrumentos clínicos: Termômetros, estetoscópios, glicosímetros, aparelho de pressão, balança de bioimpedância, entre outros utilizados pelo farmacêutico devem ser limpos com álcool líquido 70% após cada uso ou imediatamente em caso de suspeita de contaminação.
- Áreas grandes (facilities): Grandes superfícies da loja, como chão, banheiros, pias, balcões, refrigeradores, lockers, equipamento de ar condicionado, entre outros, exigem o uso de desinfetante com cloro ativo e/ou solução de hipoclorito 0,5% no mínimo uma vez ao dia.
- Utensílios de limpeza: Devem ser separados e limpos em área própria. É necessário enxaguá-los com água após cada utilização, depois mergulhar em solução desinfetante por 30 minutos e enxaguá-los novamente com água.
- Ventilação do ambiente: Recomenda-se forçar a circulação do ar. Para isso, abra as janelas ou ligue ventilador mecânico por no mínimo 30 minutos duas vezes ao dia.
- Limpeza do ar: É indicada a limpeza dos filtros de ar-condicionado em ambientes de atendimento fechados que contem com esse aparelho.
- Precauções: Siga corretamente as instruções do fabricante dos produtos antes de usar, respeitando diluição e tempo de aplicação do produto. Tome medidas de proteção do pessoal de limpeza, o que inclui a utilização de luvas e óculos de proteção ao manusear os produtos químicos.
Todos os farmacêuticos que desejam atualizar seu conhecimento sobre a Covid-19 e saber como preparar sua farmácia para o combate à epidemia podem acessar o curso online gratuito do Clinicarx sobre o novo coronavírus. O programa apresenta diversas aulas em vídeo.
A startup também dispõe de um módulo de triagem clínica que orienta os farmacêuticos a fazer a anamnese segura nos pacientes, em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/cursos-orientam-atendimento-para-combater-o-covid-19/