O combate ao colesterol tem encontrado no varejo farmacêutico um poderoso aliado. De acordo com pesquisa da Abrafarma e da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), os exames rápidos para medição de glicemia já são realidade em 51,2% dos estabelecimentos que contam com serviços de assistência clínica no país.
E essa doença será o tema da próxima edição das campanhas de saúde da Abrafarma. Entre os dias 26 e 30 de agosto, as redes associadas disponibilizarão exames e também um teste por escrito para mensurar o grau de risco cardiovascular – que representa uma das principais implicações do colesterol e está associado a quase 40% das mortes no Brasil.
Atenta a essa realidade alarmante, a Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou em janeiro uma nova versão das Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, baseada em recomendações dos Estados Unidos e da Europa. A publicação prevê que pessoas com risco cardíaco muito elevado devem manter o LDL abaixo dos 50 miligramas por decilitro de sangue. Antes, o índice sugerido era de 70.
Fornecedores
A preocupação crescente das farmácias com o combate ao colesterol também abre espaço para fornecedores especializados, que estarão unidos às redes na campanha. “Já fizemos parcerias para iniciativas desse gênero, inclusive bonificando as tiras para teste de glicemia, desde que a farmácia não cobre do cliente”, destaca Frederico Theobaldo, gerente da MedLevensohn. A empresa tem mais de mil farmácias credenciadas, entre elas as lojas da Drogaria Araujo.
A Eco Diagnóstica dispõe de uma linha de mais de 80 Testes Laboratoriais Rápidos (TLR) presentes em 200 estabelecimentos. A rede também aposta em campanhas de conscientização para fidelizar o paciente. “Se ele descobre que o colesterol está alto na farmácia, é maior a chance de retornar lá para comprar medicamentos”, avalia o diretor executivo Vinícius Pereira. O diferencial da companhia é o uso da tecnologia da imunofluorescência, que se assimila à adotada por redes de laboratórios como DASA e Fleury. “Com isso, conseguimos emitir o diagnóstico de glicemia em dez segundos e o de perfil lipídico, em três minutos”, observa.
Veja também: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/servicos-farmaceuticos-ao-redor-do-globo/