A versatilidade dessas redes e a facilidade em utilizá-las são aspectos positivos para você aderir de vez a essa tendência.
Claro, existem técnicas e estratégias que podem otimizar seu trabalho e alavancar seus resultados, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.
Confira como criar uma página do seu consultório nas redes sociais e como utilizá-las da melhor maneira possível.
Os brasileiros nas redes sociais
Segundo dados da Digital Future in Focus de 2015, o Brasil é o país que mais passa tempo nas redes sociais. De acordo com a pesquisa, são mais de 650 horas por mês utilizando essas mídias. Para você ter uma ideia, a média brasileira é 60% maior à do resto do planeta.
Além disso, outro estudo, dessa vez da PewResearch, mostra que 58% dos usuários brasileiros conectados pesquisam informações sobre sua saúde na internet.
Ou seja, com certeza seus pacientes estão na internet e estão interagindo com amigos, familiares e marcas através das redes sociais.
Seu consultório nas redes sociais
Criar uma página do seu consultório nas redes sociais é fácil. O verdadeiro desafio é oferecer conteúdo de qualidade e com uma frequência constante. Por isso você precisa de uma estratégia de comunicação bem definida.
Comece falando de assuntos que você é especialista e tem familiaridade. Dicas de alimentação, sugestões para uma vida saudável, curiosidades sobre tratamentos e procedimentos recém lançados são algumas boa opções. Evite falar sobre suas qualificações ou sobre o consultório com muita frequência, o objetivo aqui é ter conteúdo para os potenciais pacientes, e não apenas “propagandas”.
As imagens também são muito importantes, por isso, siga seu padrão de identidade visual e invista em imagens de boa qualidade. Evite fotos pequenas, pixelizadas ou sem nitidez.
Manter sua página atualizada é essencial, afinal, isso também reflete o trabalho do seu consultório. Imagine só um paciente que chega até sua página no Facebook mas vê que o último post foi feito a um ano atrás. Ele certamente vai pensar que o consultório não está mais em funcionamento.
Como atrair novos pacientes com as redes?
O primeiro passo para que você tenha sucesso com seu consultório nas redes sociais é: conhecer seu público.
Isso é fundamental para atrair novos pacientes e poder se comunicar com eles da melhor maneira possível.
Claro, esse público vai variar de acordo com as especialidades da área da saúde, tipo de paciente que é atendido e localização geográfica. Ter conhecimento sobre esse público e criar um conteúdo específico para ele é essencial.
Quanto mais você postar e interagir, mais vai conseguir atrair potenciais pacientes para seu consultório.
Como as redes sociais podem melhorar a retenção dos pacientes?
As redes sociais também podem ser um ótimo meio para você reter os pacientes que já foram ao consultório.
Manter o contato com eles, melhorar o posicionamento da sua marca e estar “sempre por perto” é fundamental para estreitar o relacionamento com os pacientes e dar um passo adiante para garantir a fidelização deles.
Interagir com eles pelas redes, sempre responder os comentários, estar atento às avaliações dos pacientes e oferecer suas redes como um novo canal de comunicação para tirar dúvidas e realizar agendamentos é importante para reter os pacientes e garantir que eles retornem ao consultório.
Como usar as redes sociais para fidelizar os pacientes
Fidelizar pacientes é um processo contínuo e muito importante, afinal, é muito mais fácil fidelizar um paciente que já conhece seus serviços do que atrair novos pacientes.
O trabalho nas redes sociais pode encurtar esse caminho, afinal, as interações são instantâneas e sua presença é constante no dia a dia dos pacientes.
Além disso, com suas redes sociais ativas e com conteúdos relevantes, fica mais fácil para seus pacientes indicarem seus serviços para amigos e familiares.
Os limites dos consultórios nas redes sociais
Para que sua divulgação traga resultados positivos, ela precisa ser baseada na ética.
Cada conselho profissional tem seus próprios limites e regras, por isso é essencial que você procure essas orientações antes de começar a sua estratégia.
Por exemplo, os médicos devem seguir a Resolução 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina. Essa resolução contém regras, proibições e boas práticas de como deve ser feita a publicidade de tanto offline quanto online.
As redes sociais são ótimos canais para divulgar sua clínica, atrair novos pacientes e fidelizá-los ao consultório.
Esse meio é gratuito e de fácil utilização, mas é preciso dedicar tempo na hora de criar conteúdos que sejam relevantes e atrativos.
Consultando materiais específicos de Marketing Médico e conteúdos sobre Redes Sociais para Profissionais da Saúde fica mais fácil de criar sua estratégia e conseguir se comunicar ainda melhor com seus pacientes.
Sobre o autor:
Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.
“As ideias e opiniões aqui expressas, não refletem necessariamente aquelas da Abrafarma. A eventual menção a qualquer produto ou terapia não deve ser interpretada como endosso aos produtos mencionados. Recomendamos a cada profissional que determine, com base em sua experiência e conhecimento, as melhores condutas e cuidados para seus pacientes “.