A adesão terapêutica aos medicamentos é mais do que simplesmente tomar os comprimidos. Trata-se, na verdade, do quanto o paciente compreende, concorda e participa desse processo. Como ele tende a manter-se passivo no primeiro contato, as habilidades de comunicação do farmacêutico são fundamentais para quebrar barreiras. Abaixo, listamos sete dicas para promover a adesão ao tratamento.
1 – Ajude o paciente a organizar os horários de sua medicação. Facilite a posologia e reduza ao máximo o número de tomadas ao dia
2 – Oriente o paciente sobre genéricos, opções mais baratas, farmácia popular e sobre o impacto do tratamento no orçamento da família
3 – Ajude o paciente a se lembrar de tomar os medicamentos. Muitas vezes, guardar os remédios em um local visível e a construção de uma rotina são suficientes
4 – Procure entender os medos e as expectativas do paciente e se sua atitude é positiva ou negativa para com os medicamentos. Identifique quais desses aspectos mais influenciam na forma como o paciente segue o tratamento
5 – Oriente o paciente sobre os benefícios do tratamento e peça que ele repita suas orientações, para ter certeza de que entendeu. Entregue as orientações mais importantes por escrito
6 – Seja o melhor parceiro do paciente em seu tratamento. Quando ele estiver falando, escute para entender, não para responder
7 – Mantenha o foco nos resultados do tratamento. Não se esqueça de que o sucesso do tratamento não se mede pelo número de comprimidos tomados, mas pela mudança obtida no estado de saúde
Fonte: Correr, CJ; Reis, W.C. Manual 4: revisão da medicação. 1. ed. atualizada. Curitiba: Ed. Practice, 2016. 108 p.