A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista trouxe à tona uma estatística perigosa. Segundo a entidade, o volume de pacientes com doenças do coração atendidos por estabelecimentos de saúde, incluindo farmácias, caiu 50%. E a principal justificativa é o medo de sair de casa e ficar mais exposto à pandemia da Covid-19.
Nesse contexto, o varejo farmacêutico ganha relevância e, com algumas medidas simples, pode fazer sua parte no estímulo à adesão ao tratamento.
Um número para onde as pessoas possam ligar, se quiseram falar com o farmacêutico. Se possível, ofereça atendimentos remotos também por vídeo, utilizando serviços gratuitos como Skype, Google Hangouts ou mesmo WhatsApp.
Faça atendimentos presenciais apenas a pessoas que necessitam de procedimentos específicos que não podem esperar, como aplicação de injetáveis, vacinações, procedimentos de exame físico e testes rápidos. Siga os protocolos de higiene e biossegurança.
A fim de evitar aglomerações, fixe horários para atendimentos de pacientes idosos ou de grupos de risco, reduzindo o número de pessoas que ficam ao mesmo tempo na farmácia. Atenda apenas uma pessoa por vez.
Divulgue as mudanças, incentive as pessoas a continuarem cuidando de seus problemas crônicos de saúde e a manterem seus tratamentos. Toda ida ao hospital que puder ser evitada, deve ser evitada.
Pacientes que utilizam vários remédios não podem parar a medicação. Cadastre esses pacientes e combine a melhor data para busca ou envio da medicação, de modo que não parem o tratamento. Uma interrupção abrupta pode causar crise hipertensiva ou hiperglicêmica, por exemplo.
Mais do que nunca, pessoas com sintomas de baixa gravidade devem evitar o serviço médico, seja em hospitais ou unidades de saúde. Farmacêuticos podem atender esses casos, recomendando com segurança tratamentos para os sintomas, com medicamentos e produtos isentos de receita, e encaminhando casos mais graves para profissionais da área médica.
Utilize carros de som, panfletos ou outros meios para divulgar os serviços que sua farmácia está prestando durante a epidemia. Mais do que nunca, você deve ir até os pacientes, uma vez que eles não estão vindo até você.
Fonte: Clinicarx
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