As farmácias desempenham um papel vital no fornecimento de medicamentos e serviços de orientação clínica para os pacientes crônicos. Mas como assegurar o devido acompanhamento desses pacientes a distância, em tempos que exigem isolamento social?
Em Minas Gerais, a Drogaria Araujo tem investido na capacitação de seus mais de 450 farmacêuticos para atuar junto a esse público, por meio dos guias de orientação da Abrafarma e do curso de enfrentamento ao coronavírus do Clinicarx. “Criamos um comitê de crise em cooperação com os farmacêuticos, para garantir excelência no atendimento à população e o devido preparo dos profissionais nesse contexto”, explica Cristiana Araujo, diretora de gestão de risco corporativo da Drogaria Araujo.
A monitoria remota dos pacientes crônicos atendidos é viabilizada pelo Serviço Farmacêutico Araujo. “Nosso trabalho nesse momento vai muito além das recomendações clínicas e medicamentosas. Os farmacêuticos precisam também acalentar e dar conforto aos clientes nesse momento”, complementa.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, inclusive, recomenda que qualquer serviço que não exija o atendimento presencial na farmácia seja feito remotamente, com orientação de um profissional por meio de ferramentas como chats ou vídeos.
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