Existem muitos fatores que influenciam na satisfação dos pacientes com sua clínica.
Nos dias de hoje, com tantas opções de profissionais e clínicas, é preciso criar estratégias que atraiam os pacientes, mas, também é essencial investir em práticas que garantam a fidelização deles com os serviços que você oferece.
Para isso, existem várias técnicas que têm por objetivo conquistar a lealdade dos pacientes. Confira no artigo algumas dessas práticas de sucesso.
Antes de mais nada, para deixar seu paciente satisfeito você precisa prestar um atendimento de qualidade.
Um conceito muito utilizado e que se mostra muito bem sucedido é a humanização de clínicas médicas. Para humanizar o atendimento em saúde é preciso se basear em três pilares: atender, entender e acolher.
Toda a equipe precisa estar treinada para receber bem o paciente, atender as necessidades deles, entender os problemas pelos quais ele está passando, ter empatia e, finalmente, fazer com que ele se sinta acolhido na sua clínica.
A seriedade de um assunto tratado na consulta não pode transparecer como indiferença aos olhos do paciente. Por isso, ser solícito em relação às dúvidas do paciente, explicar sobre a medicação e se mostrar seguro com o tratamento são coisas que fazem o paciente confiar ainda mais no seu trabalho e seguir suas instruções corretamente.
O ambiente da sua clínica também é essencial para influenciar – positivamente – a percepção do seu paciente.
Afinal, os pacientes não querem só um atendimento de qualidade, também estão buscando segurança, bem-estar e confiança ao serem atendidos por um profissional da saúde.
Suavizar a tensão do atendimento médico com um ambiente acolhedor, uma decoração bem planejada e uma atmosfera tranquilizante é fundamental.
Para isso existe o marketing sensorial, uma ramificação do marketing que tem por objetivo criar laços entre pessoas e marcas através do despertar de sensações. Por exemplo, apostar em uma fragrância exclusiva da sua clínica, adotar uma identidade visual marcante ou então ter uma boa música ambiente são coisas que aguçam os sentidos e facilitam essa relação sentimental.
Com o marketing sensorial os pacientes se sentem mais confortáveis e à vontade no ambiente da clínica. Dessa maneira, eles também se mostram mais receptivos e propensos a retornar.
Outro aspecto que você precisa se atentar na sua clínica é a acessibilidade. O ambiente precisa estar aberto para todas as pessoas circularem livremente. Invista em rampas, corrimãos e pisos antiderrapantes para facilitar o acesso de qualquer pessoa.
Seus pacientes conhecem todos os serviços que você oferece na sua clínica?
Ter uma boa comunicação com os pacientes que já frequentam sua clínica também é muito importante para a fidelização deles. Você pode aproveitar o tempo em que eles aguardam na sala de espera, também pode enviar e-mails com conteúdos interessantes sobre tratamentos e novidades da área e manter contato constante com eles por meio das redes sociais.
Inclusive, variar os canais de comunicação com o paciente é uma tendência. Ao invés de oferecer apenas um contato passivo, ou seja, apenas reagindo ao chamado dos pacientes, você também pode implementar na clínica o SAC 2.0.
Esses lembretes de consultas são uma muito efetivos para diminuir a quantidade de faltas e atrasos dos pacientes e podem ser feitos de uma maneira muito prática por meio de um sistema de gestão para clínicas. Esse tipo de sistema pode enviar mensagens automatizadas por SMS ou por e-mail, o que, comparado com ligações telefônicas, economizam muito tempo e dinheiro.
Investir na satisfação dos pacientes é essencial para qualquer clínica que deseja crescer. Oferecer um atendimento humanizado, em que o paciente se sente acolhido de fato é um passo muito importante. Também é preciso preparar um ambiente aconchegante para que ele não fique tão tenso durante a espera. E, por fim, ter uma boa comunicação com seus pacientes é crucial para que eles confiem ainda mais no seu trabalho e se sintam importantes para sua clínica.
Afinal, um paciente satisfeito se transforma em um promotor do seu trabalho. Quando um paciente está contente com o atendimento que recebe em um clínica, ele indica esse lugar para seus amigos e familiares. E, você sabe, essa indicação é muito valiosa!
Sobre o autor:
Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.
“As ideias e opiniões aqui expressas, não refletem necessariamente aquelas da Abrafarma. A eventual menção a qualquer produto ou terapia não deve ser interpretada como endosso aos produtos mencionados. Recomendamos a cada profissional que determine, com base em sua experiência e conhecimento, as melhores condutas e cuidados para seus pacientes “.