As farmácias têm o potencial de fortalecer a cobertura vacinal dos brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, todas as vacinas do calendário para adultos em 2018 ficaram abaixo da meta ideal. Portanto, cabe aos farmacêuticos trabalhar um imenso nicho para a ampliação do acesso e da cobertura vacinal.
Farmacêuticos que oferecem serviço de vacinação, além de terem feito curso de graduação com quatro a seis anos de duração, passam por um treinamento obrigatório específico em vacinas. São profissionais preparados e certificados para esse serviço. As farmácias aplicam medicamentos injetáveis há muitos anos. É um serviço tradicional. Além disso, são responsáveis pela guarda de diversos tipos de medicamentos sensíveis, como insulinas e hormônios. A farmácia é um estabelecimento expert em guarda, armazenamento e aplicação de medicamentos, por isso é natural que apliquem também vacinas.
Algumas vacinas podem ser aplicadas na farmácia sem necessidade de receita médica. Segundo a Anvisa, todas as vacinas constantes no Programa Nacional de Imunizações (PNI) podem ser aplicadas diretamente na rede privada, com o paciente pagando pelo serviço. Outras não constam no calendário oficial e, por isso, necessitam de receita médica. Neste caso, o paciente terá que primeiramente ir ao médico.
Confira o passo a passo para iniciar o serviço de vacinação na farmácia:
Analise o estado vacinal – O primeiro passo é verificar quais vacinas são recomendadas para a faixa etária do paciente e qual seu estado vacinal atual para cada uma delas. Os calendários são diferentes para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Cada paciente pode ter uma necessidade de vacina diferente.
Muitas vezes, as pessoas se esquecem de tomar a segunda ou terceira dose de uma vacina ou simplesmente perdem o registro de uma vacina tomada. Por isso, pergunte sobre doses tomadas.
Verifique contraindicações – Muitos profissionais da saúde, infelizmente, ainda realizam imunização sem antes perguntar ao paciente sobre possíveis contraindicações. Cada vacina tem sua especificidade e algumas perguntas de segurança são indispensáveis para uma aplicação segura. São várias situações que precisam ser verificadas. Por exemplo, pacientes que estão doentes e febris devem adiar a vacinação contra gripe. Pessoas que tomaram vacinas de vírus atenuados não devem tomar outras doses semelhantes dentro de 30 dias.
Aplique com segurança – Cada vacina tem seu volume de dose específico, via de administração e locais de aplicação recomendados, exigindo máximo cuidado. Antes de aplicar, confirme essas informações. Há vacinas de uso por via intramuscular, por exemplo, que não podem ser aplicadas no glúteo, mas apenas no deltóide.
Fonte: Clinicarx. Confira a matéria completa aqui